O PODER DO ELOGIO
Por Erik Penna
“Fica sempre um pouco de perfume
na mão de quem oferece rosas.”
Provérbio Popular
Uma empresa, para obter e manter o sucesso, precisa ter pessoas motivadas e comprometidas com os resultados e que tenham espírito de equipe. No entanto, percebo que alguns líderes não investem como deveriam nas pessoas, ou seja, não dão atenção necessária ao seu principal diferencial competitivo.
Na verdade, muitas vezes nos esquecemos de motivar nosso grupo e nossa equipe de trabalho, e isso vai reduzindo o potencial e a vontade de cada um e consequentemente, os resultados da organização.
Certa vez li uma matéria, sobre uma determinada raça de cães, que me serviu como uma grande lição.
Aprendi que alguns desses cachorros são treinados para salvar pessoas em desmoronamentos. Isso porque eles possuem uma capacidade extraordinária para encontrar pessoas com vida em meio aos escombros.
Quando ocorre algum deslizamento ou soterramento, logo esses cães são chamados e começam a agir para encontrar pessoas debaixo da terra.
E quando conseguem realizar o feito de salvar alguém, eles ficam extremamente eufóricos e motivados, o que os estimula a continuar procurando outras vítimas.
Entretanto, um fato, em especial, chama a atenção. Quando esses cachorros passam mais de seis meses sem participação de nenhuma ação de salvamento, eles começam a se desmotivar, a enfraquecer, a adoecer e, muitas vezes, até morrem em função dessa inatividade.
Os seus treinadores, então, para mantê-los firmes no propósito de salvar vidas, simulam um acidente e colocam o cão para salvar uma suposta vítima, que ali se encontra apenas para parecer que está sendo salva pelo cão.
Antes que o cachorro adoeça por não atingir sua meta, o seu líder executa tal ação e, com isso, o cão se anima muito e se motiva a continuar esse trabalho por mais alguns meses.
Agora, reflita. Você, como treinador, tem dado os devidos méritos e reconhecimentos em casa ou na escola diante de seus comandados? Quando eles estão desanimados, você percebe a hora de elogiar ou de realizar alguma ação para que eles se sintam vitoriosos, mais felizes e motivados?
Muitas vezes, nos esquecemos de motivar e de elogiar as pessoas, justamente as que estão mais próximas de nós. Dale Carnigie, em seu livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, apresenta inúmeros benefícios de elogio.
O primeiro, que me chamou a atenção, está na própria grafia da palavra. É só dividir a palavra elogio ao meio e você encontrará, do lado esquerdo, a palavra ELO, ou seja, o primeiro benefício pode ser uma maior ligação com o elogiado.
O segundo benefício do elogio é verificado atentando-se para a teoria da reciprocidade, ou seja, o que fazemos para as pessoas, elas tendem a devolver para nós. Por exemplo, elogie e será elogiado. O que deres a vida ela lhe dará de volta.
E, por fim, o terceiro ensinamento mostra que, quando se elogia alguém, a pessoa tende a, a partir daí, esforçar-se ainda mais, para fazer jus ao que foi dito a ela.
Quem não gosta de um elogio? Mas ele precisa ser sincero e verdadeiro. O elogio e o reconhecimento fazem maravilhas na vida das pessoas.
Preste mais a atenção nas pessoas ao seu redor, tenha olhos para procurar pontos positivos nelas. Assim, fatalmente, você os encontrará. A partir daí, elogie.
Nenhum comentário:
Postar um comentário