PROJETO: Educação Física vai além dos esportes.
APRESENTAÇÃO
O referido projeto tem como finalidade possibilitar uma aproximação ao marco teórico ou conceitual da cultura corporal e sua forma de execução na prática e disponibilizar para os alunos uma série de atividades para desenvolver habilidades em diferentes esportes e jogos populares, possibilitando a satisfação daqueles que se preocupam em manter em excelentes condições seu estado físico, sua saúde e seu bem-estar.
JUSTIFICATIVA
A Educação Física não deve se limitar apenas nos esportes ou realização de exercícios físicos, mas deve incluir aulas teóricas que envolva bons hábitos alimentares, saúde e regras de higiene, podendo levar a discussão com os alunos sobre os caminhos inusitados despertando no aluno a reflexão sobre o próprio corpo e as diferenças ou limitações individuais existentes. Permitindo-lhes uma tomada de consciência sobre o seu tipo físico e os tipos de atividades ou modalidades que melhor lhes identificam.
Partindo da necessidade de inserir atividades que proporcione o contato com a diversidade de conteúdos que a Educação Física contempla fez se necessário desenvolver esse projeto nas turmas de 6º, 8º e 9º Ano.
OBJETIVO GERAL
Compreender conceitos e procedimentos básicos sobre esportes, atividades físicas, exercícios, saúde e qualidade de vida e como eles se relacionam.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
● Conhecer a lei que rege a educação física, bem como as mudanças que ocorreram ao longo de sua história.
● Aprimorar habilidades de praticar atividades físicas.
● Conhecer as mais diversas modalidades esportivas e sua evolução ao longo dos tempos.
● Compreender a importância da prática de exercícios físicos para a promoção da saúde.
● Valorizar a importância de uma boa alimentação e hábitos de higiene.
● Conhecer a história de algumas modalidades esportivas.
● Identificar as características dos diversos tipos de esportes.
● Conhecer e identificar as danças e manifestações populares, destacando a cultura africana.
●Compreender a importância dos exercícios de aquecimento antes da prática de qualquer atividade esportiva.
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
♠ 6º ANO
TEMPO ESTIMADO: 40 aulas
◘ A história da Educação Física.
◘ Educação Física no Brasil.
◘ Educação Física e Educação Ambiental:
◘ Esporte ao longo da vida.
◘ Alei que rege a Educação Física.
◘ O que é Educação Física?
◘ Educação Física na Escola.
◘ Educação Física é o jogo?
◘ Jogo competitivo e jogo cooperativo.
◘ A história do Futsal.
◘ Os benefícios dos exercícios físicos.
◘ Jogos populares.
◘ Alimentação saudável.
◘ A capoeira.
◘ Danças e manifestações populares: africana.
◘ Danças e manifestações populares: regionais e indígenas.
♠ 8º ANO
TEMPO ESTIMADO: 40 aulas.
◘ A história da Educação Física.
◘ A Educação Física no Brasil.
◘ Educação Física e Educação Ambiental.
◘ Esporte ao longo da vida.
◘ Alei que rege a Educação Física.
◘ O que é Educação Física?
◘ As primeiras atividades físicas: origem dos exercícios físicos.
◘ Alimentação Saudável.
◘ Os benefícios da atividade física.
◘ As doenças causadas pela inatividade.
◘ Jogos e brincadeiras.
◘ Brincadeiras populares regionais.
◘ O atletismo.
◘ Danças e manifestações populares: africana.
◘ Danças e manifestações populares: regionais e indígenas.
♠9º ANO
TEMPO ESTIMADO: 40 aulas.
◘ A história da Educação Física.
◘ A Educação Física no Brasil.
◘ Educação Física e Educação Ambiental.
◘ Esporte ao longo da vida.
◘ Alei que rege a Educação Física.
◘ O que é Educação Física?
◘ O esporte: a história do surfe.
◘ Educação Física além dos esportes: alimentação saudável.
◘ O que é postura?
◘ Doenças causadas pela inatividade.
◘ Jogos populares.
◘ Danças e manifestações populares: africana.
◘ Culinária africana.
◘ Danças e manifestações populares: regionais e indígenas.
Apresentação do projeto.
Aulas expositivas.
Análise do conhecimento prévio.
Aulas práticas.
Campeonatos de atletismo, jogos e brincadeiras.
Confecção e exposição de jogos populares.
Preparação e apresentação de seminários.
Confecção da pirâmide alimentícia.
Utilização de recursos audiovisuais.
Realização de atividades e trabalhos individuais e em grupos.
Orientação para pesquisas sobre as manifestações populares regionais, indígenas e africanas.
Exposição da culinária africana.
AVALIAÇÃO
Ao fim de cada aula, questionar os estudantes relacionando a aprendizagem com os objetivos estabelecidos.
A avaliação será um processo contínuo no decorrer de cada aula prática e teórica e por meio de atividades de classe e extraclasse analisando o desenvolvimento da velocidade e resistência do aluno.
Será observado também o empenho e desempenho dos alunos durante a execução do projeto por meio da participação na realização das atividades propostas e respeito aos colegas e as regras esportivas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN- Educação Física.
Nova Escola, Revista.
Mundo Jovem, Revista.
TV escola, esporte na escola- Educação Física vol. II.
Apostilas de Educação Física 6º, 8º e 9º ano.