Páginas

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

SEQUENCIA DIDÁTICA: GÊNERO TEXTUAL - NOTÍCIA

EMEF DONA JOAQUINA TEIXEIRA
Educando para o Exercício da Cidadania
End: Mangue Seco - Jijoca de Jericoacoara – CE
CEP: 62.598-000 CNPJ: 09.813.327/0001-57


Atividade realizada nas turmas de 7º e 8º anos



Gênero Textual: Notícia
OBJETIVO GERAL
•          Familiarizar os alunos com o gênero notícia, promovendo uma sequencia de atividades focadas no ensino da leitura e da escrita que permitam a formação do aluno enquanto autor autônomo e proficiente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•          Identificar o conhecimento dos alunos sobre o gênero notícia;
•          Discutir sobre as características, estrutura e função social do gênero;
•          Estabelecer relações entre o conteúdo da notícia e outros textos lidos;
•          Produzir uma notícia, tendo como base acontecimentos importantes de sua comunidade.
•           Organizar um jornal, valorizando os textos  produzidos. 
I MOMENTO
•          Conversar com os alunos sobre o gênero notícia, visando ativar seus conhecimentos prévios acerca do mesmo enquanto características, função social, modalidade discursiva e estrutura;
•          Distribuir diferentes notícias para que os alunos, organizados em grupo, tenham o primeiro contato com o gênero;
•          Promover uma análise do texto estudado, buscando compreendê-lo;
•          Socializar as análises feitas, instigando os alunos a exporem oralmente sua compreensão sobre o texto do grupo para o restante da sala.
II MOMENTO
•          Formar grupos e distribuir jornais para que os alunos folheiem, explorem e leiam o material;
•          Pedir que resolvam às questões seguintes:
•          Para que lemos uma notícia?
•          Onde pode ser encontrada a notícia?
•          Como o texto é organizado ?
•          Selecionar uma notícia que instigue a curiosidade da turma e explorá-la nos seguintes aspectos:
–        Título;
–        Nome do autor;
–        Espaço do jornal em que foi publicado;
–        Público a que se destina;
–        Assunto abordado.
•            Socialização das conclusões da classe.
III MOMENTO
•          Formar subgrupos e distribuir jornais;
•          Pedir que os alunos observem os aspectos da primeira página, destacando os seguintes pontos:
–        Manchete;
–        Título;
–     subtítulo
–        notícias principais e secundárias;
–        Imagens;
– lide.
•       Incentivar a turma a fazer comentários, opinar, argumentar sobre o texto lido.
IV MOMENTO
•          Formar duplas;
•          Distribuir cópias de uma notícia;
•          Explorar as características da notícia;
•          Pedir que identifiquem no lide as respostas às seguintes questões: quem?/ Fez o quê?/ A quem?/ Onde?/ Quando?/ Como?/Por quê?/ para quê?
•          Mostrar a função do restante dos parágrafos.
V MOMENTO
•          Explorar mais notícias levando os alunos a responderem os seguintes questionamentos:
•          A que público ela se destina?
•          Quando e onde ocorreu o fato noticiado?
•          As informações contidas são imparciais ou tendenciosas?
•          Explorar o uso da terceira pessoa como fator de distanciamento do fato e maior confiabilidade da notícia.
•          Instigar os alunos a concordar, discordar, criticar, assumir uma posição diante do fato, formando um debate sobre o assunto.
•          Propor aos alunos que façam o levantamento de dados e fatos da comunidade local que poderiam virar notícia para serem explorados na próxima oficina em que será proposta a produção textual
VI MOMENTO  
•          Propor a socialização dos dados e assuntos pesquisados na aula anterior.
•          Sugerir a produção de uma notícia a partir desses dados.
•          Informar aos alunos que os melhores textos serão publicados no jornal da escola “folha solta” .
•          Retomar as características da notícia.
•          Orientar as produções.
•          Levantamento das principais dificuldades encontradas.
•          Revisão dos textos produzidos nos aspectos:
1-Estrutura textual: Organização espacial do texto;
                          Parágrafos;
                          Coerência e coesão.

2- Problema de ordem sintática: Concordância nominal e verbal
                                    Regência.
    3-  Problemas de ordem morfológica: Adequação vocabular;
                                        Conjugação verbal;
                                        Forma de plural e feminino;
4- Problemas de ordem fonológica: Ortografia;
                                     Acentuação;
                                     Divisão silábica.
•          A revisão dos textos será feita por etapas, por isso será disponibilizado um tempo maior nesta oficina.
VII MOMENTO
• Apresentação das notícias produzidas em grupos
• Seleção dos textos para o jornal “Folha Solta”.
• Produção do jornal;
• Produção de uma réplica do jornal impresso.
• Circulação do Jornal na escola e comunidade.
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário