Este blog tem como objetivo principal divulgar as atividades e eventos realizados na EMEF Dona Joaquina Teixeira - Jijoca de Jericoacoara - CE
quarta-feira, 9 de outubro de 2013
SEQUENCIA DIDÁTICA: GÊNERO TEXTUAL - NOTÍCIA
EMEF
DONA JOAQUINA TEIXEIRA
Educando para o Exercício da Cidadania
End: Mangue Seco - Jijoca de Jericoacoara – CE
CEP: 62.598-000 CNPJ: 09.813.327/0001-57
Atividade
realizada nas turmas de 7º e 8º anos
Gênero
Textual: Notícia
OBJETIVO
GERAL
•
Familiarizar os alunos com o gênero notícia, promovendo uma sequencia de
atividades focadas no ensino da leitura e da escrita que permitam a formação do
aluno enquanto autor autônomo e proficiente.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
•
Identificar o conhecimento dos alunos sobre o gênero notícia;
•
Discutir sobre as características, estrutura e função social do gênero;
•
Estabelecer relações entre o conteúdo da notícia e outros textos lidos;
•
Produzir uma notícia, tendo como base acontecimentos importantes de sua
comunidade.
•
Organizar um jornal, valorizando os textos produzidos.
I
MOMENTO
•
Conversar com os alunos sobre o gênero notícia, visando ativar seus
conhecimentos prévios acerca do mesmo enquanto características, função social,
modalidade discursiva e estrutura;
•
Distribuir diferentes notícias para que os alunos, organizados em grupo, tenham
o primeiro contato com o gênero;
•
Promover uma análise do texto estudado, buscando compreendê-lo;
•
Socializar as análises feitas, instigando os alunos a exporem oralmente sua
compreensão sobre o texto do grupo para o restante da sala.
II
MOMENTO
•
Formar grupos e distribuir jornais para que os alunos folheiem, explorem e
leiam o material;
•
Pedir que resolvam às questões seguintes:
•
Para que lemos uma notícia?
•
Onde pode ser encontrada a notícia?
•
Como o texto é organizado ?
•
Selecionar uma notícia que instigue a curiosidade da turma e explorá-la nos
seguintes aspectos:
– Título;
– Nome do
autor;
– Espaço
do jornal em que foi publicado;
– Público
a que se destina;
– Assunto
abordado.
•
Socialização das conclusões da classe.
III
MOMENTO
•
Formar subgrupos e distribuir jornais;
•
Pedir que os alunos observem os aspectos da primeira página, destacando os
seguintes pontos:
–
Manchete;
– Título;
–
subtítulo
– notícias
principais e secundárias;
– Imagens;
– lide.
• Incentivar
a turma a fazer comentários, opinar, argumentar sobre o texto lido.
IV
MOMENTO
•
Formar duplas;
•
Distribuir cópias de uma notícia;
•
Explorar as características da notícia;
•
Pedir que identifiquem no lide as respostas às seguintes questões: quem?/ Fez o
quê?/ A quem?/ Onde?/ Quando?/ Como?/Por quê?/ para quê?
•
Mostrar a função do restante dos parágrafos.
V
MOMENTO
•
Explorar mais notícias levando os alunos a responderem os seguintes
questionamentos:
•
A que público ela se destina?
•
Quando e onde ocorreu o fato noticiado?
•
As informações contidas são imparciais ou tendenciosas?
•
Explorar o uso da terceira pessoa como fator de distanciamento do fato e maior
confiabilidade da notícia.
•
Instigar os alunos a concordar, discordar, criticar, assumir uma posição diante
do fato, formando um debate sobre o assunto.
•
Propor aos alunos que façam o levantamento de dados e fatos da comunidade local
que poderiam virar notícia para serem explorados na próxima oficina em que será
proposta a produção textual
VI
MOMENTO
•
Propor a socialização dos dados e assuntos pesquisados na aula anterior.
•
Sugerir a produção de uma notícia a partir desses dados.
•
Informar aos alunos que os melhores textos serão publicados no jornal da escola
“folha solta” .
•
Retomar as características da notícia.
•
Orientar as produções.
•
Levantamento das principais dificuldades encontradas.
•
Revisão dos textos produzidos nos aspectos:
1-Estrutura textual: Organização espacial do texto;
Parágrafos;
Coerência e coesão.
2- Problema de ordem sintática: Concordância nominal
e verbal
Regência.
3- Problemas de ordem
morfológica: Adequação vocabular;
Conjugação verbal;
Forma de plural e feminino;
4- Problemas de ordem fonológica: Ortografia;
Acentuação;
Divisão silábica.
•
A revisão dos textos será feita por etapas, por isso será disponibilizado um tempo
maior nesta oficina.
VII
MOMENTO
• Apresentação das notícias produzidas em grupos
• Seleção dos textos para o jornal “Folha Solta”.
• Produção do jornal;
• Produção de uma réplica do jornal impresso.
• Circulação do Jornal na escola e comunidade.
Assinar:
Postagens (Atom)