Projetos: os 4 elementos da natureza
Projeto:
De gota em gota preservamos a água do nosso planeta
JUSTIFICATIVA
A expressiva
participação das escolas na Conferência Nacional pelo Meio Ambiente
representará um marco na construção das políticas públicas de educação
ambiental no Brasil.Objetivo da IV
CNIJMA é propiciar atitude
responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões
socioambientais locais e globais, com ênfase na participação social e nos processos de melhoria na
relação ensino-aprendizagem; fortalecendo, sobretudo, a educação ambiental nos sistemas de ensino.
Partindo do Princípio
“Jovem Educa Jovem” a turma do 7º ano da EMEF Dona Joaquina Teixeira preocupada
com o consumo consciente da água, resolveu desenvolver ações voltadas para a conscientização
da comunidade a fim de divulgar a importância do consumo equilibrado desse
recurso natural, tentando evitar um maior desequilíbrio, meio a essa
conscientização criar uma horta suspensa e orgânica na escola visando o
reaproveitamento da água.
A
água é fundamental para sobrevivermos e é um dos bens mais preciosos que o ser
humano possui, porém nos dias de hoje as pessoas perderam muitos valores e
estão desperdiçando e gastando a água que poderá se esgotar daqui a alguns
anos. Indispensável como recurso para produção, desenvolvimento econômico e
qualidade de vida, uma crise de água iria nos trazer inúmeras conseqüências.
Não
queremos dizer que não se deve usá-la, apenas devemos ter consciência de que
poupá-la é um dever de todos, pois muitas vezes a utilizamos sem nenhuma
necessidade, para realizar ações banais e assim ela vai diminuindo cada vez
mais.
Então,
partindo da necessidade de cada um de nós fazer a sua parte, poderemos salvar o
nosso planeta e preservar este recurso natural tão valioso.
Ações
estas que podem ser feitas em casa, na escola e na comunidade, se realizando
pequenas atitudes diárias que ajudarão a manter o que no futuro poderá faltar.
OBJETIVO GERAL
Incitar
valores que conduzam a escola e a comunidade quanto à importância e necessidade
de revisar as atitudes de consumo praticadas no cotidiano.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Interagir de forma dinâmica com os
educandos instigando a conscientização para um uso consciente da água.
·
Ministrar oficinas de reciclagem e
reaproveitamento de materiais descartáveis;
·
Divulgar a importância do consumo equilibrado
da água, a fim de evitar um maior desequilíbrio ambiental;
·
Perceber a importância da participação
individual e coletiva na preservação dos recursos hídricos.
METODOLOGIA
O
Projeto “De gota em gota preservamos a água do nosso planeta” consistirá na
realização de atividades que englobam aula de campo, Utilização de garrafas
PETs para a criação de uma horta suspensa, e plantação de pau Brasil para
doação a fim de arborizar a comunidade.
O
projeto será trabalhado diretamente com os alunos de 7º ano da EMEF Dona
Joaquina Teixeira, respeitando um cronograma específico e interagindo com todos
os educadores, funcionários e comunidade. Para tornar possível todas as
atividades programadas, foram executadas:
·
Aula de campo, saindo da escola com destino
ao SISAR – Sistema Integrado de Saneamento Rural a fim de conhecer o
reservatório da água que abastece parte da nossa comunidade;
·
Utilização de garrafas Pets, lixo
orgânico e sementes de hortaliças para criação de uma horta suspensa e orgânica
na escola.
·
Aproveitamento de saquinhos plásticos e
lixo orgânico para plantio de sementes de Pau Brasil, onde as plantinhas vão
servircomo “mudas” para a comunidade a fim de arborizar a comunidade.
QUADRO DE AÇÃO
AÇÃO
|
RESPONSÁVEIS
|
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
|
RECURSOS UTILIZADOS
|
Apresentação
do material para a preparação da IV CNIJMA
|
Professora
de Ciências e Coordenadora Pedagógica.
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09/
04/ 2013
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Material
de apoio para a IV CNIJMA, TV, DVD, PENDRIVE
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Aula
de campo – Visita ao SISAR
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Professora
de Ciências e Coordenadora Pedagógica e alunos
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12/
04/2013
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Roteiro de
entrevista, câmera digital, transporte escolar, lápis, caneta esferográfica,
papel ofício.
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Cultive
uma planta: Plantio de sementes de pau Brasil
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Alunos,
professora de ciências, Coordenadora Pedagógica.
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16/04/2013
|
Lixo
orgânico, embalagens de açúcare arroz, sementes de pau Brasil e água.
|
Criação
de uma horta suspensa e orgânica na escola.
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Alunos,
professora de ciências, Coordenadora Pedagógica e vigia diurno da escola.
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07/05/2013
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Garrafas PETs,
arame, estilete, martelo, alicate, prego, Lixo orgânico (adubo), sementes de hortaliças e água.
|
AVALIAÇÃO
O
progresso dos alunos será acompanhado durante todo o decorrer do projeto, com a
observação do desenvolvimento deles em sala de aula e com mudanças de atitudes
que eles tiveram nodecorrer e no final das atividades realizadas, tendo como
ferramentas avaliativas a execução das atividades em cada etapa do projeto, o
comprometimento para com as atividades, o envolvimento do grupo e os trabalhos
colaborativos.
JUSTIFICATIVA
A expressiva
participação das escolas na Conferência Nacional pelo Meio Ambiente
representará um marco na construção das políticas públicas de educação
ambiental no Brasil.Objetivo da IV
CNIJMA é propiciar atitude
responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões
socioambientais locais e globais correlacionadas aos quatro elementos da
natureza nos quais podemos destacar a Terra, com ênfase na participação social e nos processos de melhoria na
relação ensino-aprendizagem; fortalecendo, sobretudo, a educação ambiental nos sistemas de ensino.
Partindo do Princípio
“Jovem Educa Jovem” a turma do 6º ano da EMEF Dona Joaquina Teixeira preocupada
com a estabilidade do ser humano na Terrae a alta produção de lixo, resolveu
desenvolver ações voltadas para a redução e reutilização do lixo produzido na escola a fim de preservar e
cuidar da terra em contrapartida realizar oficinas de reciclagemna escola e na
comunidade e reaproveitamento do lixo orgânico produzido pela escola para
utilizar como adubo para plantações.
Já faz algum tempo que
a Terra tem voltado para o problema do lixo doméstico ou industrial que
produzimos. Como já sabemos quando mal administrados, é responsável pela
transmissão de doenças. Muitas vezes, é o resultado do desperdício de materiais
que poderiam ser melhor aproveitados. Na escola assim como em nossa casa são
produzidos dois tipos de lixo: lixo seco (papéis, papelão, vidros, metais e
plásticos) e lixo úmido (lixo com características orgânicas, como restos de
alimentos, verduras, frutas e outros materiais não recicláveis).
Lembramos que a escola
exerce papel fundamental no processo de conscientização das comunidades para o
problema do lixo. Ao reutilizá-lo, educam seus alunos e ensinam o que cada um
pode fazer para preservar o meio ambiente, aumentando assim a qualidade de
vida.
OBJETIVO GERAL
Envolver
os alunos e comunidade local na discussão sobre os descasos ambientais advindos
com aprodução de lixo produzido na escola incitando valores que conduzam a
escola e a comunidade quanto à importância e necessidade de revisar as atitudes
de produção de lixo praticadas no cotidiano.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Interagir de forma dinâmica com os
educandos instigando a conscientização para a reutilização e reaproveitamento
de materiais sólidos.
·
Conscientizar e sensibilizar os alunos
através de amostras de vídeos relacionado sobre as implicações do mau
gerenciamento dos resíduos sólidos no meio ambiente;
·
Ministrar oficinas de reciclagem e
reaproveitamento de materiais descartáveis;
·
Perceber a importância da participação
individual e coletiva na preservação do meio ambiente;
METODOLOGIA
O
projeto “escola Ativa na Medida Certa” será trabalhado diretamente com os
alunos de 6º ano da EMEF Dona Joaquina Teixeira, respeitando um cronograma
específico e interagindo com todos os educadores, funcionários e comunidade.
O
Projeto consolidará na realização de atividades que englobam plantação de pau
Brasil para doação a fim de arborizar a comunidade, utilização de caixa de
papelão para a confecção de cestos de lixo utilizando as cores da coleta
seletiva para exposição na escola.
.
Para tornar possível todas as atividades programadas, foram executadas:
·
Produção do acordo de Convivência por
uma escola ecologicamente sustentável;
·
Aproveitamento de saquinhos plásticos e
lixo orgânico para plantio de sementes de Pau Brasil, onde as plantinhas vão
servir como “mudas” para doaçãocom o propósito de arborizar a comunidade.
·
Utilização de caixa de papelão para a
confecção de cestos de lixo utilizando as cores da coleta seletiva
disponibilizando nas galerias da escola.
QUADRO DE AÇÃO
AÇÃO
|
RESPONSÁVEIS
|
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
|
RECURSOS UTILIZADOS
|
Apresentação
do material para a preparação da IV CNIJMA
|
Professora
de Ciências e Coordenadora Pedagógica.
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11/04/2013
|
Material
de apoio para aIV CNIJMA, TV, DVD, PENDRIVE
|
Produção
do acordo de Convivência por uma escola ecologicamente sustentável;
|
Professora
de Ciências e Coordenadora Pedagógica e alunos
|
12/04/2013
|
Papel
madeira, pincel, fita gomada, caneta esferográfica, caderno do aluno.
|
Aproveitamento
de saquinhos plásticos e lixo orgânico para plantio de sementes de Pau Brasil.
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Alunos,
professora de ciências, Coordenadora Pedagógica.
|
18/04/2013
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Lixo
orgânico, embalagens de açúcare arroz, sementes de pau Brasil e água.
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Oficina de reciclagem
para confeccionar cestos de lixo apropriando-se das cores dacoleta seletiva
disponibilizando nas galerias da
escola.
|
Alunos,
professora de ciências, Coordenadora Pedagógica
|
h
19/04/2013
|
Caixas de papelão, fitas adesivas,
papel crepom, cola, tesoura e tinta.
|
AVALIAÇÃO
O
progresso dos alunos será acompanhado durante todo o decorrer do projeto, com a
observação do desenvolvimento deles em sala de aula e com mudanças de atitudes
que eles tiveram no decorrer e no final das atividades realizadas, tendo como
ferramentas avaliativas a execução das atividades em cada etapa do projeto, o
comprometimento para com as atividades, o envolvimento do grupo e os trabalhos
colaborativos.
Projeto:Troque o fogo
pela transformação
JUSTIFICATIVA
A expressiva
participação das escolas na Conferência Nacional pelo Meio Ambiente
representará um marco na construção das políticas públicas de educação
ambiental no Brasil.Objetivo da IV
CNIJMA é propiciar atitude
responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões
socioambientais locais e globais, com ênfase na participação social e nos processos de melhoria na
relação ensino-aprendizagem; fortalecendo, sobretudo, a educação ambiental nos sistemas de ensino.
Partindo do Princípio “Jovem
Educa Jovem” a turma do 8º ano da EMEF Dona Joaquina Teixeira preocupada com as
queimadas diárias realizadas pelas famíliasem suas casas com o lixo doméstico,
resolveu desenvolver ações voltadas para a conscientização da comunidade a fim
de divulgar a importância do reaproveitamento de alguns materiais que
desperdiçamos, tentando assim evitar um maior desequilíbrio ambiental.
Nossa comunidade vem
passando por um problema muito complicado: a coleta do lixo. Por estarmos
distantes do centro da cidade não temos a coleta de lixo diariamente. Raras
vezes o caminhão do lixo vem da sede do município, com o intuito de pegar o
lixo das escolas e de algumas residências, pois o carro não faz toda a rota de
moradores da localidade. Até mesmo a escola é prejudicada, passam semanas e
semanas e a escola fica com aspecto de sujeira, pois em seu interior estão
armazenados sacos e mais sacos de lixo. Com o problema a comunidade em geral
não ver alternativa a não ser queimar esse lixo.
Sabemos que as queimadas
prejudicam o meio ambiente e consequentemente nossa saúde. Nossa camada de
ozônio já está perfurada, com isso ficamos mais expostos aos raios
ultravioletas ( causadores de câncer de pele ), e quanto mais queimamos mais
estamos contribuindo para a destruição da camada de ozônio. Sem contar que a
temperatura do planeta está subindo década após década, ano após ano.
Com o intuito de
minimizar as queimadas em nossa localidade e ainda reaproveitar todo o lixo
produzido pela mesma, à escola está disposta a fazer mutirões de limpeza
semestralmente juntamente com os alunos nas ruas, casas, praia e terrenos
baldios. Esse lixo será vendido e o dinheiro arrecadado será em prol da escola,
na compra de materiais necessários para as atividades pedagógicas.
OBJETIVO GERAL
·
Interagir de forma dinâmica com os educandos e
funcionários da escola instigando a conscientização ambiental e envolvera comunidade
local nos mutirões realizados semestralmente na coleta de resíduos sólidos da
comunidade, com o intuito de amenizar as queimadas desses resíduos nas
residências.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Trabalhar em conjunto escola/comunidade
na limpeza do ambiente local sem queimadas e com aproveitamento 100% dos
recicláveis.
·
Conscientizar as famílias a aproveitarem
seus lixos de maneira sustentável e lucrativa.
·
Ministrar oficinas de reciclagem e
reaproveitamento de materiais descartáveis;
METODOLOGIA
O
Projeto “Troque o fogo pela transformação” consistirá na realização de atividades
que englobam aula de campo, plantação de pau Brasil para doação a fim de
arborizar a comunidade e utilização de garrafas PETs para a criação de puffs
visando a reutilização de materiais que são queimados pela comunidade.
O
projeto será trabalhado diretamente com toda a escola e a comunidade, tendo
como articuladora geral a turma do 8º ano da EMEF Dona Joaquina Teixeira, respeitando
um cronograma específico. Para tornar possível todas as atividades programadas,
foram executadas:
·
Utilização de garrafas Pets, caixas
tetra pak, tesouras e fitas adesivas para a confecção de puffs (banco de
sentar)
·
Aproveitamento de saquinhos plásticos(embalagens
de arroz e açúcar) e lixo orgânico para plantio de sementes de Pau Brasil, onde
as plantinhas vão servir como “mudas” para doação.
QUADRO DE AÇÃO
AÇÃO
|
RESPONSÁVEIS
|
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
|
RECURSOS UTILIZADOS
|
Apresentação
do material para a preparação da IV CNIJMA
|
Professora
de Ciências e Coordenadora Pedagógica.
|
09/
04/ 2013
|
Material
de apoio para a IV CNIJMA, TV, DVD, PENDRIVE
|
Produção
do acordo de Convivência por uma escola ecologicamente sustentável;
|
Professora
de Ciências e Coordenadora Pedagógica e alunos
|
12/04/2013
|
Papel
madeira, pincel, fita gomada, caneta esferográfica, caderno do aluno.
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Cultive
uma planta: Plantio de sementes de pau Brasil
|
Alunos,
professora de ciências, Coordenadora Pedagógica.
|
16/04/2013
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Lixo
orgânico, embalagens de açúcare arroz, sementes de pau Brasil e água.
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Confecção
de puffs feitos de garrafas pet e caixas tetra pak
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Alunos,
professora de ciências e Coordenadora Pedagógica
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07/05/2013
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Garrafas PETs,
estilete, caixas tetra pak, tesouras, folhas de jornais ou de revistas, fita
adesiva, papelão, tecido TNT e elástico.
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AVALIAÇÃO
O
progresso dos alunos será acompanhado durante todo o decorrer do projeto, com a
observação do desenvolvimento deles em sala de aula e com mudanças de atitudes
que eles tiveram no decorrer e no final das atividades realizadas, tendo como
ferramentas avaliativas a execução das atividades em cada etapa do projeto, o
comprometimento para com as atividades, o envolvimento do grupo e os trabalhos
colaborativos.