Páginas

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cultura Afro-brasileira

Seminário realizado pelos alunos do 9º ano da EMEF Dona Joaquina Teixeira com o tema "A cultura Africana, orientado pelo professor de Educação Física José Maria.
Durante muito tempo a cultura Africana e Afro-Brasileira ficou um tanto oculta dos nossos conteúdos disciplinares, colocando de forma secundária as contribuições dadas por esses grupos étnicos para a formação cultural do nosso país.
Como forma de reparar esse grave erro histórico, a lei federal número 10.639/03, previu a obrigatoriedade dessa temática em todas as disciplinas. Logo em seguida no ano de 2008, uma nova lei federal de número 11.645/08 resolveu incorporar a temática indígena à mesma condição legal que a africana e afrodescendente.
Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária e idioma. Essa influência se faz notar em grande parte do país.
Na música a cultura africana contribuiu com os ritmos que são a base de boa parte da música popular brasileira. Gêneros musicais coloniais de influência africana, como o lundu, terminaram dando origem à base rítmica do maxixe, samba, choro, bossa-nova e outros gêneros musicais atuais. Também há alguns instrumentos musicais brasileiros, como o berimbau, o afoxé e o agogô, que são de origem africana.

o uso das tecnologias na sala de aula

O uso das tecnologias nas aulas de reforço do 9º ano da EMEF Dona Joaquina Teixeira, ministrado pela Coordenadora Pedagógica Franciane.

O universo tecnológico é amplo e pode ser utilizado de diversas formas, na área educacional a motivação é principal fator que leva a sua utilização, porque os alunos aprendem sem perceber.
Para manter o aluno dentro da sala de aula, o professor precisa ser criativo, fazendo da escola também parte da realidade que o educando vive fora dela. Descobrir novos métodos e meios de ensino é uma forma de inovar, a fim de motivar e encantá-lo para a aprendizagem. 

Observa-se que aulas com recursos tecnológicos são mais interessantes e que instigam a atenção e participação dos alunos envolvidos. O uso de meios que o alunado  utiliza em sua vida diária facilita a obtenção de informações, sendo que essas aulas necessitam de um planejamento prévio.
A partir das diversas transformações tecnológicas o professor ganha novas formas de ensinar chamando a atenção de seus alunos para as informações a serem recebidas. Fazendo com que o professor saiba utilizar as possibilidades disponíveis.