Páginas

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Projeto valores, aprendendo a lidar com a própria imagem

 O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima. Com esse intuito desenvolve-se esse projeto na escola.
 
E.M.E.F. DONA JOAQUINA TEIXEIRA
Educando para o exercício da cidadania

Projeto : Valores, aprendendo a lidar com a própria imagem


APRESENTAÇÃO

            O referido projeto tem como finalidade abordar uma temática que vem inibir as crianças e adolescentes em seu convivo social, o bullying, uma expressão usada para amedrontar e intimidar, tendo como principal característica a agressão física, moral e material de forma intencional.
Vivemos em um cenário de convivência, onde os interesses individuais estão sendo priorizados, dessa forma os valores como o respeito, companheirismo, convivência em grupo, o diálogo, a solidariedade estão sendo esquecidos e não fazendo mais parte da estrutura familiar e até mesmo das próprias regras de convivência da própria sociedade.

JUSTIFICATIVA

            Todo mundo que convive com crianças, jovens e adultos sabem como eles são capazes de praticar pequenas e grandes perversões. Debocham uns dos outros, criam apelidos mais estranhos, reparam nas mínimas imperfeições e não perdoam nada. Na escola, isso é bastante comum. Implicância discriminação e agressões verbais e físicas são muito mais freqüentes do que o desejado.
            Partindo da necessidade de resgatar os valores étnicos e sociais, faz-se necessário desenvolver esse projeto tanto na escola e na comunidade com o intuito de amenizar o desrespeito um com os outros buscando assim uma melhor convivência. Projeto este que será desenvolvido nas disciplinas de Arte e Religião.

OBJETIVO GERAL
- Conscientizar a comunidade escolar, mostrando a importância dos valores éticos e morais para o convívio social.



OBJTIVOS ESPECÍFICOS

- Estabelecer uma convivência de respeito mútua entre os alunos.
- Desenvolver o habito das boas maneiras e dos bons costumes.
- Identificar as influências que conduzem os alunos agirem com agressividade.
- valorizar a importância da amizade entre os professores, alunos e funcionários.
- Sanar os maus hábitos de convivência entre aluno-professor e professor-aluno.

CRONOGRAMA DE AÇÕES


AÇÕES
COMO DESENVOLVER

PERÍODO

RESPONSÁVEL




- Abertura do projeto
- Apresentar o material a ser trabalhado.
- Roteiro das atividades extra-classe.
- Divisão das turmas para realização das atividades.



- Dia 15 de outubro nas aulas de religião.



- Professores, alunos, grupo gestor, comunidade.


- Correio da amizade
- Nomear um carteiro para entregar as correspondências na hora do intervalo.
- No decorrer da execução do projeto.  
- Equipe responsável, sendo alternada a cada semana.



- Rádio recreio
- Leitura de cartas, bilhetes, mensagens, músicas, notícias esportivas, jornalísticas, curiosidades.
 - No decorrer do projeto.
- Equipe de alunos que serão nomeados.
-Peça teatral
- Envolver alunos de todas as séries.
- No decorrer do projeto.
- Professores, alunos.
- Culminância do


projeto.
- Apresentação de peça teatral, divulgação do trabalho realizado na comunidade, palestra. 
- Dia 26 de novembro de 2010.
- Professores, núcleo gestor, funcionários, alunos, comunidade.

Rgistros de algumas ações realizadas no projeto " Valores: aprendendo a lidar com a própria imagem"
- rádio recreio
 - Dados colhidos nas entrevista
 - Correio da amizade
 - Expressões consideradas Bullyng - seminário
  - Mural de divulgação do projeto
   -Produção dos alunos

 - Mural de desenhos dos alunos referente ao projeto