O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima. Com esse intuito desenvolve-se esse projeto na escola.
E.M.E.F. DONA JOAQUINA TEIXEIRA
Educando para o exercício da cidadania
Projeto : Valores, aprendendo a lidar com a própria imagem
APRESENTAÇÃO
O referido projeto tem como finalidade abordar uma temática que vem inibir as crianças e adolescentes em seu convivo social, o bullying, uma expressão usada para amedrontar e intimidar, tendo como principal característica a agressão física, moral e material de forma intencional.
Vivemos em um cenário de convivência, onde os interesses individuais estão sendo priorizados, dessa forma os valores como o respeito, companheirismo, convivência em grupo, o diálogo, a solidariedade estão sendo esquecidos e não fazendo mais parte da estrutura familiar e até mesmo das próprias regras de convivência da própria sociedade.
JUSTIFICATIVA
Todo mundo que convive com crianças, jovens e adultos sabem como eles são capazes de praticar pequenas e grandes perversões. Debocham uns dos outros, criam apelidos mais estranhos, reparam nas mínimas imperfeições e não perdoam nada. Na escola, isso é bastante comum. Implicância discriminação e agressões verbais e físicas são muito mais freqüentes do que o desejado.
Partindo da necessidade de resgatar os valores étnicos e sociais, faz-se necessário desenvolver esse projeto tanto na escola e na comunidade com o intuito de amenizar o desrespeito um com os outros buscando assim uma melhor convivência. Projeto este que será desenvolvido nas disciplinas de Arte e Religião.
OBJETIVO GERAL
- Conscientizar a comunidade escolar, mostrando a importância dos valores éticos e morais para o convívio social.
OBJTIVOS ESPECÍFICOS
- Estabelecer uma convivência de respeito mútua entre os alunos.
- Desenvolver o habito das boas maneiras e dos bons costumes.
- Identificar as influências que conduzem os alunos agirem com agressividade.
- valorizar a importância da amizade entre os professores, alunos e funcionários.
- Sanar os maus hábitos de convivência entre aluno-professor e professor-aluno.
CRONOGRAMA DE AÇÕES
AÇÕES | COMO DESENVOLVER | PERÍODO | RESPONSÁVEL |
- Abertura do projeto | - Apresentar o material a ser trabalhado. - Roteiro das atividades extra-classe. - Divisão das turmas para realização das atividades. | - Dia 15 de outubro nas aulas de religião. | - Professores, alunos, grupo gestor, comunidade. |
- Correio da amizade | - Nomear um carteiro para entregar as correspondências na hora do intervalo. | - No decorrer da execução do projeto. | - Equipe responsável, sendo alternada a cada semana. |
- Rádio recreio | - Leitura de cartas, bilhetes, mensagens, músicas, notícias esportivas, jornalísticas, curiosidades. | - No decorrer do projeto. | - Equipe de alunos que serão nomeados. |
-Peça teatral | - Envolver alunos de todas as séries. | - No decorrer do projeto. | - Professores, alunos. |
- Culminância do projeto. | - Apresentação de peça teatral, divulgação do trabalho realizado na comunidade, palestra. | - Dia 26 de novembro de 2010. | - Professores, núcleo gestor, funcionários, alunos, comunidade. |
Rgistros de algumas ações realizadas no projeto " Valores: aprendendo a lidar com a própria imagem"
- rádio recreio
- Dados colhidos nas entrevista- Correio da amizade
- Expressões consideradas Bullyng - seminário
- Mural de divulgação do projeto
-Produção dos alunos
- Mural de desenhos dos alunos referente ao projeto