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domingo, 2 de outubro de 2011

PROJETO: Matemática










PROJETO II: Matemática  com situações problemas




PROJETO: As operações matemáticas propiciam a produção do conhecimento

                                               



APRESENTAÇÃO

É consensual a importância da Matemática na contemporaneidade, entretanto, o ensino desta disciplina apresenta muitos problemas. Poderíamos apontar como uma das causas deste desconforto, o tipo de ensino de matemática tradicionalmente adotado em nossas escolas: descontextualizado, calcado em algoritmos e técnicas operatórias e desvinculado do cotidiano. Neste contexto, a matemática continua sendo apontada como uma das responsáveis pelo fracasso escolar explícitos na reprovação. Procuramos neste trabalho realizar uma analogia entre o conhecimento adquirido da matemática por meio de atividades contextualizadas e de cálculos numéricos elaborados utilizando as quatro operações fundamentais, além de refletir sobre a necessidade da utilização de metodologias diversificadas no ensino de matemática de modo que os alunos desenvolvam habilidades de interpretação na resolução de problemas.
O projeto “as operações matemáticas propiciam a produção do conhecimento” tem como finalidade possibilitar o aluno pensar produtivamente, tornando-os capazes de produzir novas e diferentes soluções, inventando, buscando e usando novos métodos. E, para isso nada melhor que trabalhar situações-problemas que o envolva, o desafie e o motive a querer resolvê-las produzindo o seu próprio conhecimento. Essa é uma das razões pela qual a resolução de problemas tem sido reconhecida no mundo todo como uma das principais metas da matemática no ensino fundamental.


JUSTIFICATIVA

Ensinar Matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós como educadores, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, a concentração, estimulando a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas.
Partindo da necessidade de ler e interpretar situações fazendo uso das quatro operações matemáticas, fez-se necessário a elaboração do projeto “As operações matemáticas propiciam a produção do conhecimento” que será desenvolvido na turma do 6º ano, da EMEF Dona Joaquina Teixeira tendo como foco principal sanar as dificuldades dos alunos em dominar as quatro operações por meio de problemas e situações-problemas desenvolvendo assim a leitura, a compreensão e a escrita.
Com esse enfoque inovador, certamente colaborará para que o ensino de matemática vá além do conteúdo de formulas matemáticas, regras e exercícios de aplicação, trabalhando, também, a criação de argumentações que deem validade as informações, isto é, a resolução de problemas por meio da formulação de conjeturas e da discussão de idéias.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver no aluno a habilidade de ler e compreender problemas e situações-problemas e elaborar raciocínio lógico e fazer o uso inteligente e eficaz dos recursos disponíveis, para que ele possa propor boas soluções as questões que surgem em seu dia a dia, na escola ou fora dela.

 

OBJETIVOS ESPÉCÍFICOS

♣ Dar ao aluno a oportunidade de se envolver com as aplicações da matemática.
♣ Fazer o aluno pensar produtivamente.
♣ Desenvolver o raciocínio do aluno.
♣ Ensinar o aluno a enfrentar situações novas.
Tornar as aulas de matemática mais interessantes e desafiadoras.
♣ Equipar o aluno com estratégias para resolver problemas.
♣ Dar uma boa base matemática ao aluno.
♣ Liberar a criatividade do aluno, desenvolvendo seu conhecimento produtivo.

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

Tempo estimado: 20 aulas

Exercício de algoritmos
São aqueles que podem ser resolvidos passo a passo. Geralmente no nível elementar, são exercícios que pedem a execução dos algoritmos da adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais e aprimorando conhecimentos anteriores.
Problema- padrão simples
A solução do problema já está contida no próprio enunciado, e a tarefa básica é transformar a linguagem usual em linguagem matemática, identificando as operações necessárias para resolvê-los, envolvendo uma única operação.
Problemas-padrão compostos
São os problemas ou situações problemas resolvidos com duas ou mais operações.
Problemas de aplicação
São aqueles que retratam situações reais do dia a dia e que exigem o uso da matemática para serem resolvidos. São também chamados de situações- problemas contextualizadas.Por meio de conceitos, técnicas e procedimentos matemáticos procura-se matematizar uma situação real.
♣Situações- problemas no ábaco
São as situações- problemas simples que exige um recurso manipulativo que sirva para representar números e fazer operações, que constitui e concretiza a aprendizagem do aluno.


♣Problemas de quebra-cabeça
São problemas que envolvem e desafiam os alunos. Geralmente constituem a chamada matemática recreativa, e sua solução depende, quase sempre, de um golpe de sorte ou da facilidade em perceber algum truque, alguma regularidade, que é a chave da solução.
Problemas-processo
São os problemas cuja solução envolve operações que não estão contidas explicitamente no enunciado. Em geral, exige do aluno um tempo para pensar e arquitetar um plano de ação, uma estratégia que poderá levá-lo a solução.


PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

♣Análise do conhecimento prévio;
♣Análise de situações- problemas;
♣ Fazer uso das quatro etapas para resolução de uma situação-problema (compreender o problema,elaborar um plano, executar o plano, fazer o retrospecto ou verificação) ;
♣Competições matemáticas (situações-problemas proposto pelos alunos)
♣Utilização de material concreto (ábaco,material de contagem,tabuada, material dourado);
♣Utilização de jogos (quebra-cabeça, bingo, forca,salut);
♣Trabalhar com atividades e grupos e individuais;
♣leitura de problemas e compreensão e representação no chão usando  o giz.
♣Produção de situações-problemas;
♣Confecção de um livro de problemas e situações problemas ilustrado e produzido pelos alunos;


AVALIAÇÃO

        A Matemática é uma disciplina que está baseada em regras, mas em vários momentos elas podem ser deixadas de lado, entrando em cena diferenciadas formas de obter o resultado esperado. Essas formas diferenciadas de manipulação da Matemática por parte dos alunos devem ser aceitas pelo professor, pois o aluno, ao buscar novas formas de expressar resultados, desenvolve seu lado intelectual. A construção de sua própria linha de raciocínio o leva a aventurar pelo mundo da matemática, a fim de explorar novas situações.
Para que o aluno chegue ao ponto de assumir tal posição diante da Matemática, o professor precisa propor situações em que o estudante irá se deparar com problemas, os quais deverão ser respondidos de maneira livre, mas correta.
É relevante avaliar o envolvimento, interesse com as atividades de escrita,debates e apresentação de ideias. Assim, para avaliar o conjunto das habilidades trabalhadas e desenvolvidas propor atividades individuais e em grupos.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DANTE,Luiz Roberto; Formulação e resolução de problemas de matemática:teoria e prática- 1ª ed.- São Paulo: Ática, 2010.
PASTELLS, Ángel Alcina i; Desenvolvimento de competências matemáticas com recursos lúdicos-manipulativos.22ªEd. Curitiba: Base Editorial.2009.
PADOVAN, Daniela,Isabel Cristina Guerra. Ivonildes Millan.-1ª Ed.-São Paulo: Saraiva,2008.
Projeto Pitanguá: matemática/ organizadora. Editora mo3derna; obra coletivca, desenvolvida e produzida pele editora moderna; editora responsável Juliane Matsubara Barroso. -1ª Ed. São Paulo: Moderna, 2005.
MORI,Iracema, viver e aprender.13ª Ed. 4. São Paulo: Saraiva, 2000.

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