Jantar e troca de presentes com os funcionários da Escola Dona Joaquina Teixeira no Restaurante João de Barro na cidade de Cruz - CE.
Este blog tem como objetivo principal divulgar as atividades e eventos realizados na EMEF Dona Joaquina Teixeira - Jijoca de Jericoacoara - CE
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
1ª Edição Jornal Folha Solta
Atividade realizada pelos alunos do 8º ano "B" sob orientação do professor Edicarlos Araújo com o intuito de divulgar as atividades do UNICEF Edição 2009-20012.
domingo, 11 de dezembro de 2011
Culminância das aividades do UNICEF
A EMEF Dona Joaquina teixeira culminou nessa sexta feira 09/12 o trabalho realizado referente ao UNICEF, que tem como objetivo a mais uma conquista desse selo para o município de Jijoca de Jericoacoara.
Os eixos trabalhados foram:
*Educaçaõ para a Convivência com o Semiárido - Àgua e Lixo
*Cultua e Identidade: Comunicação para a Igualdade Ètnico Racial.
Teve-se a participação da comunidade e alunos.
Veja abaixo os clic's das atividades realizadas. Oraçaõ do Professor
Pai, eu me coloco diante de Ti,juntamente com meus alunos, para tomar posse da proteção que o Senhor tem pra nós.
Sei da minha responsabilidade como educador e tomo a consciência de que sou limitado, mas com a tua ajuda,ó Pai, conseguirei encontrar respostas para os meus anseios.
Quero ser simples, calmo e aberto a um diálogo constante e amoroso com meus alunos.
Pai, quero, por teu intermédio, fazer da minha vida um dom, da Ciência um diálogo e da escola o meu lar.
Que a minha participação na vida de cada aluno seja luz irradiada de Ti e base na construção do teu reino.
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
A QUEIXA
“A falta de interesse está muito grande. Os alunos estão dispersos, não respeitam mais o professor, estão vivendo em outro mundo. A tecnologia avançou demais e o professor infelizmente não acompanhou, ficou desinteressante para eles. Eles estão acostumados a apertar o botão do videogame, do computador, a ver televisão e aí aprece o professor com apagador e giz... o professor não está conseguindo ter domínio, as aulas estão muito no passado, muito antigas. Os meios de comunicação ao invés de ajudar estão atrapalhando, os programas muito violentos. Não está existindo liberdade com responsabilidade. As crianças de hoje são mais esperta do que antigamente. A família não tem colaborado; o aluno vem sem limite de casa. Geralmente há até convivência dos pais. O professor nunca tem razão. Há muitos problemas familiares. A própria família não sabe o que fazer; a mãe fala ‘ o que eu faço com ele? Vou matar? ’ A disciplina em sala de aula extrapola totalmente e aí não tem jeito, só se bater e bater não pode. Eu não sei o que fazer com a classe. Tem hora que dá vontade em bater em todo mundo. Às vezes o professor é completamente ignorado na sala de aula: você entra e aprece que não entrou ninguém. Porque se dá tantas regalias para os alunos e o professor é tão esfolado em sala de aula? Como manter uma aula descente se você não tem material pedagógico, não tem condições de trabalho não tem nada? Você vai tentar punir o aluno, não pode porque a direção não deixa o sistema não permite. Os pais não permitem... Há também a indisciplina social. Há muita impunidade na sociedade: As pessoas fazem coisas e não acontecem nada com elas. Falta perspectiva ao jovem: Não sabe para que estudar. Aluno diz” eu vou ser jogador de futebol, não preciso de estudo. Ganha muito mais do que eu... Às vezes, muito de nós, profissionais da área, ficamos desmotivados, pois o professor não ganha tão bem. O professor também se desmotiva: ah para que eu vou mudar? Para que fazer meu planejamento assim? Ah uso o do ano passado. ‘“O que fazer quando aluno desrespeita muito o professor e depois diz assim:” não me amole que hoje eu Jam fumei maconha’? Como explicar que a classe é disciplinada com determinado professor e não com outro? É preciso ver a postura do professor, o método que utiliza. Continuamos com métodos elitistas e arcaicos. O que é para nós disciplina, é a pratica o silêncio?
O poder do elogio
O PODER DO ELOGIO
Por Erik Penna
“Fica sempre um pouco de perfume
na mão de quem oferece rosas.”
Provérbio Popular
Uma empresa, para obter e manter o sucesso, precisa ter pessoas motivadas e comprometidas com os resultados e que tenham espírito de equipe. No entanto, percebo que alguns líderes não investem como deveriam nas pessoas, ou seja, não dão atenção necessária ao seu principal diferencial competitivo.
Na verdade, muitas vezes nos esquecemos de motivar nosso grupo e nossa equipe de trabalho, e isso vai reduzindo o potencial e a vontade de cada um e consequentemente, os resultados da organização.
Certa vez li uma matéria, sobre uma determinada raça de cães, que me serviu como uma grande lição.
Aprendi que alguns desses cachorros são treinados para salvar pessoas em desmoronamentos. Isso porque eles possuem uma capacidade extraordinária para encontrar pessoas com vida em meio aos escombros.
Quando ocorre algum deslizamento ou soterramento, logo esses cães são chamados e começam a agir para encontrar pessoas debaixo da terra.
E quando conseguem realizar o feito de salvar alguém, eles ficam extremamente eufóricos e motivados, o que os estimula a continuar procurando outras vítimas.
Entretanto, um fato, em especial, chama a atenção. Quando esses cachorros passam mais de seis meses sem participação de nenhuma ação de salvamento, eles começam a se desmotivar, a enfraquecer, a adoecer e, muitas vezes, até morrem em função dessa inatividade.
Os seus treinadores, então, para mantê-los firmes no propósito de salvar vidas, simulam um acidente e colocam o cão para salvar uma suposta vítima, que ali se encontra apenas para parecer que está sendo salva pelo cão.
Antes que o cachorro adoeça por não atingir sua meta, o seu líder executa tal ação e, com isso, o cão se anima muito e se motiva a continuar esse trabalho por mais alguns meses.
Agora, reflita. Você, como treinador, tem dado os devidos méritos e reconhecimentos em casa ou na escola diante de seus comandados? Quando eles estão desanimados, você percebe a hora de elogiar ou de realizar alguma ação para que eles se sintam vitoriosos, mais felizes e motivados?
Muitas vezes, nos esquecemos de motivar e de elogiar as pessoas, justamente as que estão mais próximas de nós. Dale Carnigie, em seu livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, apresenta inúmeros benefícios de elogio.
O primeiro, que me chamou a atenção, está na própria grafia da palavra. É só dividir a palavra elogio ao meio e você encontrará, do lado esquerdo, a palavra ELO, ou seja, o primeiro benefício pode ser uma maior ligação com o elogiado.
O segundo benefício do elogio é verificado atentando-se para a teoria da reciprocidade, ou seja, o que fazemos para as pessoas, elas tendem a devolver para nós. Por exemplo, elogie e será elogiado. O que deres a vida ela lhe dará de volta.
E, por fim, o terceiro ensinamento mostra que, quando se elogia alguém, a pessoa tende a, a partir daí, esforçar-se ainda mais, para fazer jus ao que foi dito a ela.
Quem não gosta de um elogio? Mas ele precisa ser sincero e verdadeiro. O elogio e o reconhecimento fazem maravilhas na vida das pessoas.
Preste mais a atenção nas pessoas ao seu redor, tenha olhos para procurar pontos positivos nelas. Assim, fatalmente, você os encontrará. A partir daí, elogie.
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Gincana Consciência Negra
Segue as fotos da gincana Afrodescendente (Dia da Consciência Negra) - Trabalhos belíssimos realizados pelas turmas do Fundamental II sob a orientação da professora Fabrícia e do professor Edicarlos, tendo como parceiros os alunos e professores do Fundamental I.
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Folder de divulgação do UNICEF - Edição 2009-2012
A Escola Dona Joaquina Teixeira reuniu os alunos do 6º ano sob a orientação do Professor de Ciências Edicarlos Araújo e da Coordenadora Pedagógica Franciane Nascimento para entrega de folders na comunidade com o intuito de divulgar a 5ª edição do Selo UNICEF.
sábado, 19 de novembro de 2011
Gincana em alusão o Dia da Consciência Negra

Educando para o exercício da cidadania
GINCANA AFRO-DESCENDENTE - 19//11/11
Em alusão ao dia 20 de novembro: Dia da Consciência Negra, a EMEF Dona Joaquina Teixeira, com a finalidade de promover uma reflexão sobre ações afirmativas e igualdade racial na sociedade brasileira, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), complementada pela Lei 10.639/2003, para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana que determina a inclusão, nos currículos escolares, de seus temas referentes, promove uma gincana com o tema: Cultura e Identidade: Comunicação para a Igualdade Étnico-racial, com o objetivo de selecionar e premiar as atividades desenvolvidas pelos alunos, de forma a fomentar a pesquisa, a criatividade, a originalidade e o raciocínio, valorizando a luta dos negros na sociedade brasileira.
Como participar
Cada turma do Ensino Fundamental II irá apadrinhar uma turma do Ensino Fundamental I para trabalharem em parceria e desenvolverem o tema da gincana realizando as seguintes atividades
ATIVIDADES | |
TAREFA | PONTUAÇÃO |
01. Desenho 50 cm de altura x 66 cm de largura. | 100 pontos para o primeiro colocado e 10 pontos para os demais que participarem |
02. Teatro (o teatro tem que apresentar cenário e texto coerente ao tema da gincana ) | 100 pontos para o primeiro colocado e 10 pontos para todos que participarem |
03. Dança (Música, o vestuário e a mensagem devem estar coerente ao tema da gincana | 100 pontos para o primeiro colocado e 10 pontos para todos que participarem |
04. Cantinho do Afro (cada turma irá expor acessórios e utensílios domésticos de origem africana) | 100 pontos para todos que executarem a tarefa |
05. Produção de frase (será avaliado a criatividade da frase) | 100 pontos para o primeiro colocado e 10 para os demais que participarem |
06. Apresentação da culinária africana (cada turma irá apresentar uma comida de origem africana falando sobre sua origem) | 100 pontos para todos que executarem a tarefa |
Premiação: medalhas
Turmas participantes.
●6º ano apadrinhando o 2º ano
●8º ano A apadrinhando o 5º ano
●8º ano B apadrinhando o 3º ano
●9º ano apadrinhando o 4º ano
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Aula de campo - UNICEF
Alunos do 6º ano da EMEF Dona Joaquina Teixeira saem a campo para divulgação do UNICEF, com entrega de folderes e convindando a comunidade para a palestra de abertura do tema Educação para a convivência com o semiárido destacando o meio ambiente (lixo e água).
Essa atividade vem contribuir com a participação da comunidade na escola e o processo de construção dos educandos.
Aluna Thaís fazendo a divulgação do UNICEF edição 2009 - 2012
Aluna Eduarda entregando folder as familias
Palestra com o tema: Educação para a Convivência com o Semiárido - MEIO AMBIENTE
Palestrantecom o ambientalista Agnaldo (Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Jijoca de Jericoacoara)
Público da Palestra: alunos e comunidade
Palestrante Márcia Adaiane - (Representante da secretaria de Turismo e Meio Ambiente do município)
Assinar:
Postagens (Atom)